quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Pós-Graduação em Revisão de Textos em Brasília-DF

Em Brasília, há o curso de especialização latu senso de Revisão de Texto, oferecido pelo Uniceub. O curso é bom, mas, para aqueles que não têm domínio de uso de normas formais, talvez não seja a melhor opção. É um curso (ao menos quando eu me formei, em 2011/12, não me lembro mais rsrs) com proposta mais acadêmica. Eu acredito que esse curso seja interessante para aqueles que têm uma base de formação na área de Revisão de Texto. Se você não tiver domínio de regras gramaticais, questões estilísticas, pode não ser o curso ideal para você.
De qualquer maneira, curso algum deve se responsabilizar pelo profissionalismo do Revisor. A formação auxilia o profissional, sim, mas é preciso, sempre, ir além e buscar por cursos de atualização, bem como exercer o ofício de Revisão, para lidar com questões “reais” acerca do texto. Segue uma lista com alguns cursos de Revisão de Texto online e presencial, não tenho muito a dizer sobre eles, busque pela descrição de cada um, veja o currículo  destes e tire as suas próprias conclusões. A análise do currículo deve, com certeza, nortear a sua escolha.
A distância: http://unyleya.co.ao/pos-graduacao/curso/revisao-pratica-texto/
Rio de Janeiro: http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder?nCurso=capacitacao-para-revisores-de-traducoes&nInst=cce
Belo Horizonte: http://www.pucminas.br/Pos-Graduacao/IEC/Cursos/Paginas/Revisao-de-Textos-Pra%C3%A7a%20da%20Liberdade_5.aspx?moda=5&polo=7&curso=217&situ=1
Brasília: https://www.uniceub.br/cursos/mais/pos-graduacao/revisao-de-texto/sobre-o-curso.aspx
Taquara (RS): https://www2.faccat.br/portal/?q=node/2598 (link ilustrativo, procure no Google “Revisão e Avaliação de Textos Faccat + ano” – as aulas começam em maio)
Bacharelado em Pelotas/RS: http://wp.ufpel.edu.br/rrt/curso/
Curitiba: http://www.fae.edu/cursos/?cid=94886051

Nenhum comentário:

Postar um comentário