quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O que faz um Revisor de Textos?

O Revisor de Textos não é um demônio que está entre nós com a única função de apontar os nossos erros, brincar com palavras ou desconstruir os nossos textos. Tampouco é um Deus, onisciente, onipresente e onipotente. Na verdade, a função do Revisor de Textos é analisar o texto, apontar e corrigir inadequações relativas à escrita, inadequações gramaticais, erros ortográficos, impropriedades lexicais, períodos mal elaborados, truncados. O objetivo do Revisor de Textos é, grosso modo, "vestir" nossos textos em seus “melhores trajes” para “certa ocasião”.
Bom Revisor de Textos deve dominar as regras de uso da Língua Portuguesa em seus diversos contextos, especialmente as regras de uso formal. É, também, aquele que desconfia, é curioso e tem senso investigativo.  Bom Revisor dialoga com os seus clientes, expõe a estes o seu objeto de trabalho e nos traz contribuições em nível linguístico.
Embora seja profissional praticamente “invisível”, é extremamente necessário. Afinal, todo texto precisa ser revisado, mesmo os textos redigidos pelos próprios Revisores de Textos. Por meio do ofício de Revisão de Textos, nós autores podemos nos conscientizar e aprender mais sobre as nossas “fraquezas” em relação ao processo de escrita e de pensamento, aprender sobre as nossas inadequações e incoerências textuais, melhorar e, assim, aperfeiçoar a redação de textos futuros.
Vale ressaltar que Revisores não modificam o conteúdo/essência/planejamento do texto, especialmente textos acadêmicos. Essa é atividade ilegal! Não pergunte a um Revisor se ele redige trabalhos acadêmicos, não peça a um Revisor para redigir um trabalho acadêmico. E não devemos confiar em Revisores que o fazem, afinal, estaremos lindando com criminosos.
Há muitas crenças a respeito do fato de que editores e Revisores de Textos modificam, alteram ou reescrevem a história/o conteúdo original criada pelo autor. Não é esta a função do Revisor ou do *Editor. Revisores e editores atentam-se à estrutura do texto, à sua apresentação; ao que é dito, e, especialmente, a como é dito.
*Obs: o termo “Editor” está bastante atrelado ao universo de publicação de livros, revistas, jornais. Para o caso de profissionais freelancers, não se utiliza muito esse termo. Na verdade, é preciso muito cuidado para pensar em edição de um texto, pois essa tarefa se limita a determinados contextos e não se aplica a outros, como o caso de publicações acadêmicas ou revisão de textos acadêmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário