quarta-feira, 8 de março de 2023

10 erros gramaticais (apresentar exemplos e referências bibliográficas ao final para indicar a fonte)

 

1. Uso incorreto de pronomes pessoais: "Eu e ele fomos para a praia" (o correto seria "Ele e eu fomos para a praia") (Fonte: CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Nova Fronteira, 2008)

2. Erro de concordância verbal: "A multidão de pessoas gritam por justiça" (o correto seria "A multidão de pessoas grita por justiça") (Fonte: SACCONI, L. A arte de escrever bem. Ed. Nova Fronteira, 2017)

3. Uso incorreto de verbos irregulares no passado: "Ontem eu bebeu muito" (o correto seria "Ontem eu bebi muito") (Fonte: CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 2008)

4. Falta de concordância entre sujeito e predicativo: "O problema são os alunos" (o correto seria "O problema é os alunos") (Fonte: BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, 2018)

5. Uso incorreto de pronome oblíquo: "Meu irmão comprou um presente para eu" (o correto seria "Meu irmão comprou um presente para mim") (Fonte: CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, 2008)

6. Erro de regência verbal: "Eu assisti o filme ontem" (o correto seria "Eu assisti ao filme ontem") (Fonte: FERREIRA, M. A. de M. & GARCIA, O. Comunicação em Prosa Moderna. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2007)

7. Uso incorreto de preposição: "A empresa está a procura de novos funcionários" (o correto seria "A empresa está à procura de novos funcionários") (Fonte: SACCONI, L. Nossa gramática completa. Ed. Nova Geração, 2018)

8. Falta de concordância entre sujeito e verbo: "Nós não precisa estudar hoje" (o correto seria "Nós não precisamos estudar hoje") (Fonte: FERREIRA, M. A. de M. & GARCIA, O. Comunicação em Prosa Moderna. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2007)

9. Erro de pontuação: "A mãe chegou preparou o jantar e chamou os filhos para comer" (o correto seria "A mãe chegou, preparou o jantar e chamou os filhos para comer") (Fonte: CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Ed. Nova Fronteira, 2008)

10. Uso incorreto de advérbios: "Ele fala rápido demais com as pessoas" (o correto seria "Ele fala demasiado rápido com as pessoas") (Fonte: BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário