quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Revisores de Textos


É possível que alguns Revisores ofereçam serviço de crítica ao texto, como o caso de crítica a textos literários, crítica a textos acadêmicos ou mesmo serviço de Revisão Crítica. Há, na verdade, diferentes tipos de serviço de Revisão de Textos, bem como diferentes revisores. É importante que nós autores saibamos o que queremos ao solicitar serviço de Revisão de Texto e que tenhamos consciência das limitações desse ofício, bem como das nossas próprias obrigações como autores.
Além de poder trazer uma avaliação geral dos aspectos textuais que devem ser repensados ou reformulados, o Revisor de Textos pode aconselhar, orientar, fornecer toda a informação que está ao alcance dele para que nós autores melhoremos os nossos textos. Devemos tomar cuidado, no entanto, para diferenciar os tipos de Revisão de Textos, bem como diferenciar Revisão de Textos de outros serviços, especialmente, de consultoria linguística. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
As inadequações podem ser apresentadas aos autores pelos Revisores de Textos por meio de anotações ou caixas de comentários. As inadequações podem ser destacadas em um padrão lógico de cores. Alguns revisores preferem, por uma questão didática, evitar o vermelho, para retirar aquele ranço da escola a respeito do “abominável e temível” ERRO.
A opinião de nós autores sempre prevalecerá. Caso revisores tenham alguma dúvida, eles devem nos consultar ou deixar um comentário com questionamentos para que sejamos levados a alguma reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário